13 Benefícios da Manga que Você não Conhece

Conhecido como o rei das frutas , as mangas são frutas tropicais que pertencem à mesma família que os pistaches , gandaria, mombin e cajus. Nomes comuns para mangas são mangot, manga e mangou, dependendo da região ou nação. Além do sabor doce e delicioso das mangas, elas contêm uma abundância de vitaminas , minerais e antioxidantes que garantem uma ótima saúde.

Durante décadas, as mangas foram usadas para acalmar o estômago. Semelhante aos papaias , eles contêm certas enzimas com propriedades reconfortantes do estômago. A manga é rica em fibras , por isso, se tiver pelo menos uma manga todos os dias, pode aliviar a obstipação , as hemorróidas e os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).

Benefícios da Manga que Você não Conhece

Uma pesquisa publicada no Journal Comprehensive Reviews em Ciência de Alimentos e Segurança de Alimentos demonstrou que certas vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras dietéticas têm um efeito positivo na eliminação de doenças degenerativas , incluindo certos tipos de câncer e problemas cardíacos. Um exemplo específico é o seu teor de potássio , que pode ajudar a compensar as perdas do corpo durante atividades extenuantes.

De acordo com as crenças indianas, as mangas simbolizam a vida (é o fruto nacional da Índia ) e são usadas em quase todos os rituais sagrados. Folhas de manga são frequentemente usadas para festas e decorações de casamento. O “chutney” feito de manga indiana tornou-se universalmente popular. Como a popularidade do mangos se espalhou, muitos fabricantes de alimentos introduziram geléias, compotas, abóbora , pickles , marinadas e temperos que incluem sabor manga puro.

Embalado com Nutrientes

Manga é baixa em calorias, mas cheia de nutrientes. Um copo (165 gramas) de manga fatiada fornece:

  • Calorias: 99
  • Proteína: 1,4 gramas
  • Carboidratos: 24,7 gramas
  • Gordura: 0,6 gramas
  • Fibra dietética: 2,6 gramas
  • Vitamina C: 67% da Ingestão Diária de Referência (IDR)
  • Cobre: 20% do IDR
  • Folato: 18% do IDR
  • Vitamina B6: 11,6% do IDR
  • Vitamina A: 10% do IDR
  • Vitamina E: 9,7% do IDR
  • Vitamina B5: 6,5% do IDR
  • Vitamina K: 6% do IDR
  • Niacina: 7% do IDR
  • Potássio: 6% do IDR
  • Riboflavina: 5% do IDR
  • Manganês: 4,5% do IDR
  • Tiamina: 4% do IDR
  • Magnésio: 4% do IDR

Também contém pequenas quantidades de fósforo, ácido pantotênico, cálcio, selênio e ferro. Uma xícara (165 gramas) de manga fornece quase 70% do RDI para vitamina C – uma vitamina solúvel em água que ajuda seu sistema imunológico, ajuda seu corpo a absorver ferro e promove o crescimento e reparação.

Rico em Antioxidantes

A manga é embalada com polifenóis – compostos de plantas que funcionam como antioxidantes. Tem mais de uma dúzia de tipos diferentes, incluindo mangiferina, catequinas, antocianinas, quercetina, kaempferol, rhamnetina, ácido benzóico e muitos outros.

Antioxidantes são importantes, pois protegem suas células contra os danos dos radicais livres. Os radicais livres são compostos altamente reativos que podem se ligar e danificar suas células. A pesquisa ligou os danos dos radicais livres aos sinais de envelhecimento e doenças crônicas.

Entre os polifenóis, a mangiferina ganhou mais interesse e às vezes é chamada de “super antioxidante”, já que é especialmente poderosa. Estudos em tubo de ensaio e em animais descobriram que a mangiferina pode combater os danos dos radicais livres associados a cancros, diabetes e outras doenças

Pode Aumentar a Imunidade

A manga é uma boa fonte de nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Uma xícara (165 gramas) de manga fornece 10% de suas necessidades diárias de vitamina A. A vitamina A é essencial para um sistema imunológico saudável, pois ajuda a combater infecções. Enquanto isso, não receber quantidade suficiente de vitamina A está ligado a um maior risco de infecção.

Além disso, a mesma quantidade de manga fornece quase três quartos das suas necessidades diárias de vitamina C. Esta vitamina pode ajudar o seu corpo a produzir mais glóbulos brancos que combatem doenças, ajudar estas células a trabalhar de forma mais eficaz e a melhorar as defesas da sua pele. A manga também contém folato, vitamina K, vitamina E e várias vitaminas B, que também ajudam na imunidade

Pode Apoiar a Saúde do Coração

A manga contém nutrientes que sustentam um coração saudável. Por exemplo, oferece magnésio e potássio, que ajudam a manter um pulso saudável e relaxam os vasos sanguíneos, promovendo níveis mais baixos de pressão arterial.

A manga também contém um antioxidante único chamado mangiferina. Estudos em animais descobriram que a mangiferina pode proteger as células cardíacas contra a inflamação, estresse oxidativo e apoptose.

Além disso, pode diminuir o colesterol no sangue, os triglicerídeos e os níveis de ácidos graxos livres. Embora esses achados sejam promissores, a pesquisa sobre a mangiferina e a saúde do coração em humanos está atualmente em falta. Portanto, mais estudos são necessários antes que possam ser recomendados como tratamento.

Pode Melhorar a Saúde Digestiva

A manga tem várias qualidades que a tornam excelente para a saúde digestiva. Por um lado, contém um grupo de enzimas digestivas chamadas amilases. As enzimas digestivas quebram grandes moléculas de alimentos para que possam ser facilmente absorvidas.

Amilases quebram carboidratos complexos em açúcares, como glicose e maltose. Estas enzimas são mais ativas em mangas maduras, e por isso são mais doces que as não maduras. Além disso, uma vez que a manga contém muita água e fibra dietética, pode ajudar a resolver problemas digestivos, como constipação e diarréia.

Um estudo de quatro semanas em adultos com constipação crônica descobriu que comer manga diariamente era mais eficaz no alívio dos sintomas da doença do que um suplemento contendo uma quantidade similar de fibra solúvel. Isso indica que a manga tem outros componentes além da fibra dietética que ajuda na saúde digestiva.

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