Benefícios da Couve que Você não Conhece

A couve é uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.

Benefícios da Couve

O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireoide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

Ajuda a Prevenir Câncer

Desde os anos 1980 pesquisas vêm mostrando que o consumo elevado de vegetais crucíferos diariamente pode ser associado a um risco menor de desenvolver câncer colorretal e de pulmão. Recentemente, a ingestão de vegetais crucíferos tem sido associada com a redução de células cancerosas na próstata.

Os vegetais da família da couve têm compostos que contêm enxofre, conhecidos como glucosinolatos. Estes compostos têm sido estudados quanto à sua capacidade para impedir a proliferação do câncer do pulmão, colorretal, da mama e da próstata em diferentes estágios de desenvolvimento. Novos estudos preliminares descobriram que glucosinolatos também podem ser eficazes contra o câncer de pele, do esôfago e pâncreas.

A couve e outros vegetais que contêm quantidades elevadas de clorofila também já se mostraram eficazes em bloquear os efeitos cancerígenos de compostos gerados quando grelhamos alimentos em altas temperaturas. Portanto, se você gosta de alimentos grelhados carbonizados, lembre-se de comê-los juntamente com couve e outros vegetais verdes para ajudar a evitar esses efeitos.

Ajuda no Sono

A colina, presente na couve, é um nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas e tem um papel importante na manutenção do sono, no movimento muscular, na aprendizagem e na memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão dos impulsos nervosos, auxilia a absorção de gordura e reduz inflamações.

Ela também pode ajudar a prevenir a depressão e ajudar a promover a produção dos hormônios serotonina, dopamina e norepinefrina, hormônios que dão a sensação de bem-estar, que regulam o humor, a vontade de dormir e o apetite.

Combate ao Colesterol

A couve pode ter a maior capacidade de redução de colesterol de todos os vegetais crucíferos comumente consumidos. Em um estudo recente constatou-se que a couve cozida no vapor supera a couve-flor, a mostarda, o brócolis, a couve de Bruxelas e o repolho em termos de sua capacidade de ligar ácidos biliares no tubo digestivo.

Quando a ligação entre os ácidos biliares acontece, é mais fácil do corpo excretá-los. Uma vez que os ácidos biliares são feitos a partir de colesterol, o efeito desta ligação e a excreção deles é uma redução efetiva do nível de colesterol do corpo.

Ajuda a Combater o Diabetes

Estudos já mostraram que pacientes com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis de glicose mais baixos que os demais. Para os diabéticos tipo 2, tal dieta pode melhorar os níveis de lipídios e de insulina no sangue.

A couve também contém um antioxidante conhecido como o ácido alfa-lipóico, que tem demonstrado capacidade em diminuir os níveis de glucose e aumentar a sensibilidade à insulina, impedindo alterações oxidativas induzidas pelo stress em pacientes com diabetes.

Vale notar que nos estudos citados o ácido alfa-lipóico tem sido aplicado de forma intravenosa e ainda não se provou que a suplementação oral provocaria os mesmos benefícios.

Suco de Couve com Laranja

O suco de couve crua e laranja, é uma excelente opção para desintoxicar o organismo, melhorando o funcionamento do intestino. Para preparar este suco é necessário:

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de laranjas espremidas
  • 3 folhas de couve

Como Fazer:

Lavar bem as folhas de couve e colocar no liquidificador, junto com o suco de laranja. Em seguida, é apenas preciso bater bem o suco e se necessário pode-se adicionar água ou um pouco de mel para adoçar.

Outro excelente suco que pode ser preparado com a couve é o suco de couve com limão e açúcar

Recomendados Para Você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui