Dicas para Evitar as Pontas Duplas, Ressecadas e Secas

Dicas para Evitar as Pontas Duplas, Ressecadas e Secas estamos sempre em busca de cabelos mais saudáveis, com vitalidade, brilhosos, sedosos, mas tudo isso fica para trás quando achamos as temíveis pontas duplas. Pontas duplas é um efeito colateral comum nos cabelos, mas isso não quer dizer que ficamos felizes com elas, e é por isso que sempre procuramos maneiras de como remover as pontas duplas. Sim, também existem receitas caseiras para esse mal tão comum entre homens e mulheres. O melhor de tudo é que você pode fazer isso sem sair de casa e com produtos super baratos confira nos nossos artigos anteriores, juto que não vai se arrepender.

Cada vez que nosso cabelo esta ressecado e desidratado e começa a se encher de pontas duplas…ficamos desesperadas! Nem sempre queremos cortar muito e perder o comprimento que tanto demoramos para conseguir… ainda bem que tem solução!

Dicas para Evitar as Pontas Duplas, Ressecadas e Secas

Cerca de 80% do cabelo é formado por queratina, proteína que constitui outras estruturas do corpo, como as unhas e pele. Sua função é deixar os fios mais fortes e saudáveis. Os outros 20% são feitos de lipídios (gorduras), água, sais minerais e outros componentes. Eles servem para dar maleabilidade e maciez aos fios. Quando os fios ficam muito quebradiços é sinal de falta de proteína, enquanto problemas com ressecamento, aspereza e pontas duplas são sinais de pouca água. Por isso a primeira indicação é, praticar uma alimentação saudável e beber muita água todos os dias.

Muitos fatores podem deixar os seus cabelos ressecados. O efeito da química e os agentes externos, como vento, calor e umidade, resultam em fios secos e causam as temidas pontinhas duplas. Mas acabar com esse problema é fácil, diva, e você pode usar produtos que têm na sua casa mesmo para dar um up nos tratamentos e deixar os seus cabelos macios e sedosos

Dicas para pontas ressecados

Outra dica para cuidar dos cabelos com pontas duplas é, no dia a dia, aplicar óleo vegetal nas pontas quando estiver lavando, porque o shampoo resseca muito as pontas, mas o óleo ajuda a proteger. Também é importante evitar lavar com água muito quente e se manter longe de aparelhos como secador, chapinha e babyliss.

Além de tratamentos específicos, para melhorar a qualidade do fio e preservá-lo bonito é preciso tomar algumas precauções

  • Lave o cabelo sempre com água fria
  • Não amarre o cabelo com força
  • Evite pentear o cabelo molhado
  • Corte o cabelo regularmente
  • Evite o uso de secadores de cabelo
  • Beba muita água
  • Cuide da alimentação, consuma proteínas, gorduras, antioxidantes, vitaminas e minerais
  • Faça hidratações constantes
  • Massageie seu cabelo antes de lavar
  • Evite produtos químicos muito agressivos
  • Use um condicionador após lavagem do cabelo
  • Use produtos de qualidade

Faça Umectação e Reconstrução

Faça uma cauterização capilar, uma espécie de hidratação finalizada com uma fonte de calor, ela consegue prender melhor a queratina no fio e faz com que o cabelo fique sem pontas duplas por mais tempo. As reconstruções são feitas a frio e como o nome já diz, serve para reconstruir a fibra capilar, elas podem ser feitas com máscaras a base de queratina e aminoácidos e uma vez por mês ou no máximo 15 dias, a queratina em excesso pode quebrar os fios. Já a umectação é feita com óleos vegetais e pode ser feita uma vez por semana, ela acaba com as pontas ressecadas e aqueles pontos brancos dos fios, que aparecem devido ao ressecamento e evita o aparecimento de novas pontas duplas.

Penteie Corretamente

Muita gente nem imagina, mas o simples ato de desembaraçar os fios pode causar o aparecimento das pontas duplas, por isso, todo o cuidado é pouco na hora de pentear os cabelos!

Procure começar o processo pelas extremidades e ir subindo gradativamente conforme os nós forem desaparecendo. Nem pense em escorregar o pente da raiz às pontas, de uma só vez, pois isso pode quebrar os fios e abrir as cutículas.

Durma com óleo nos cabelos

Espalhe umas três gotas de óleo nas pontas, como o de Argan, hidratante originário do Marrocos e rico em vitamina E e ácidos graxos insaturados, que nutrem os fios e o couro cabeludo. As fibras se regeneram melhor durante à noite, quando o corpo está em repouso, e liberam hormônios que ajudam no processo da hidratação. O óleos mais indicados são: Óleo de argan, óleo de cashmere, óleo de abacate e óleo de coco.

Recomendados Para Você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui