Dieta do Ovo Para Perder Peso em Casa

Já ouviu falar na dieta do ovo ou dieta do ovo cozido? A gente sabe que o termo soa como mais uma daquelas modinhas da internet, mas esse não é o caso. Só para contextualizar, o ovo é um dos alimentos mais controversos que existem. Durante muito tempo, ele foi visto com maus olhos pelos nutricionistas e especialistas da saúde e alimentação. Mas a alguns anos, ele mudou de lado e passou a fazer parte do grupo dos bonzinhos, que podem sim fazer bem a saúde.

Como consequência dessa virada de perspectiva, o ovo ganhou até uma dieta para chamar de sua: a dieta do ovo. Basicamente, é uma dieta hipocalórica, oferecendo menos energia do que o seu corpo gasta diariamente, estimulando uma possível perda de peso. Ela dura de 7 a 10 dias e se baseia no consumo de um ovo cozido antes das principais refeições.

Dieta do Ovo Para Perder Peso em Casa

O ovo é pouco calórico (aprenda a prepará-lo sem óleo aqui) como também é considerado fonte de proteínas e gordura boa. Ele contém micronutrientes importantes como zinco, vitaminas A, E e D, do complexo B, como a biotina, riboflavina e a colina, que se destacam por se relacionarem ao funcionamento de diversas ações neurológicas, como a contração muscular e a memorização.

Cardápio

Dieta do Ovo Cozido 7 Dias

Algumas sugestões de cardápio que são associadas à dieta dos 7 dias incluem elaborar um plano alimentar de 3 refeições diárias pobres em carboidratos.

O ovo deve estar presente em pelo menos 1 refeição e o cardápio deve ser repetido durante todos os dias da dieta ou sofrer a menor alteração possível.

  • Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 xícara de café sem adoçar OU 2 ovos, 1 porção de aveia e 1 porção de banana;
  • Almoço: 1 porção de frango grelhado, 1 porção de vegetais e folhas verdes OU Salada e 1 porção de batata doce no almoço;
  • Jantar: 1 porção de legumes refogados e folhas verdes OU Legumes e 1 porção de frango.

Outras opções sugerem consumir 1 laranja ou uma toranja (cruzamento de frutas cítricas), ao longo do dia, geralmente dividida entre as duas principais refeições.

  • Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1/2 laranja;
  • Almoço: 1/2 peito de frango assado, brócolis e 1/2 laranja;
  • Jantar: 1 porção de peixe e 1/2 laranja;

Dieta do Ovo Low Carb

  • Café da manhã: 1 ovo cozidos e suco de limão puro;
  • Almoço: 2 ovos cozidos (ou mexidos), folhas verdes e 1 porção de vegetais refogados;
  • Jantar: 1 ovo + 2 claras cozidas, 1 porção de salada ou vegetais refogados.

É possível associar outros alimentos proteicos, concentrando a quantidade de proteínas nas refeições.

  • Café da manhã: 1 ovo cozidos e suco de limão puro ou café puro;
  • Almoço: 1 ovo cozido, 1 filé de frango grelhado e folhas verdes;
  • Jantar: 1 clara cozida, 1 porção de peixe grelhado e folhas verdes.

Dieta do Ovo 3 Dias

Há opções de cardápios prontos que sugerem aliar um alimento fonte de carboidratos (como arroz ou farinha integral) com o ovo cozido em cada refeição, buscando equilibrar a ingestão de proteínas magras e reduzir o consumo de calorias.

  • Café da manhã: 2 ovos cozidos e 1 laranja;
  • Almoço: Omelete de 2 ovos com espinafre e cogumelos;
  • Jantar: 1 porção de frango grelhado e uma salada verde.

Em geral, frituras, massas brancas, açúcar refinado, carnes gordas e produtos ricos em sódio não devem ser consumidos nos dias de dieta.

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