Efeitos Colaterais da Chia que Quase Ninguém Conhece

Efeitos Colaterais da Chia que Quase Ninguém Conhece, no artigo de hoje vamos abordar um assunto que vem deixando muita gente espantado, neste post vamos tentar aborda os efeitos colaterais da famosa Chia e tentar tirar todas as duvidas sobre a mesma, fiquem atentos. A chia é um alimento bastante nutritivo que chama a atenção pelos seus diversos benefícios e pela facilidade de ser incorporada em vários tipos de receitas, incluindo panquecas, tapioca, pudins, bolos, dentre outros.

No entanto, existe um debate sobre os efeitos da chia. Muitos defendem que os benefícios da chia não valem a pena devido ao seu potencial risco de efeitos colaterais. Preparamos então alguns tópicos sobre esses possíveis riscos para avaliar a veracidade dos fatos e concluir se o uso da chia faz mal em determinados casos ou é apenas benéfico para a saúde.

Efeitos Colaterais da Chia que Quase Ninguém Conhece

Tudo começou com o relato de um caso apresentado em um encontro do Colégio Americano de Gastroenterologia, na Carolina do Norte (EUA). Nele, a pesquisadora Rebeca Rawl explicou a história de um homem que apresentou oclusão do esôfago por consumir uma colher de sopa de chia e água logo em seguida.

O homem precisou ser hospitalizado, pois não conseguia engolir nem a própria saliva. “A chia é capaz de absorver uma quantidade enorme de líquidos, podendo chegar a expandir o equivalente a 7 vezes o próprio peso”, explica a nutróloga Andréia Guarnieri, especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). Quando o homem citado por Rawl bebeu água, a chia que estava sendo deglutida começou a inchar, obstruindo seu esôfago. logo abaixo estão outros efeitos colaterais.

Pode Causar Alergias

Obter alergias de sementes de Chia pode ser incomum, mas algumas sintomas de alergia a sementes de Chia podem incluir erupções cutâneas, urticária e olhos lacrimejantes. Alergias alimentares como “dificuldade para respirar, vômitos, diarreia e inchaço da língua” também podem ocorrer.

Efeitos Colaterais da Chia na Gestação

É considerado seguro e até mesmo benéfico comer sementes de Chia durante a gravidez. Este alimento é extremamente rico em nutrientes, que são necessários para o feto em crescimento.

No entanto, nenhuma pesquisa existe para provar ou refutar quaisquer possíveis efeitos colaterais de sementes de Chia para mulheres grávidas. Portanto, a melhor maneira de agir é seguir as mesmas regras que todos os outros, mas ser um pouco mais cauteloso. Essas ‘regras’ incluem:

Consumir as sementes com cuidado em caso de qualquer anterior alergias integrais. Não comer demais e garantir que as sementes de Chia façam parte de uma dieta bem equilibrada.

As mulheres grávidas muitas vezes têm que seguir uma dieta rigorosa prescrita pelo seu prestador de cuidados de saúde. Se for o caso com você, certifique-se de falar sobre a segurança de comer sementes de Chia.

Chia Pode Aumentar o Açúcar no Sangue

Embora as sementes de Chia possam ajudar a regular seu nível de glicose, elas também podem super estimular as drogas que controlam o açúcar no sangue. Se você é diagnosticado com diabetes, certifique-se de pedir conselhos profissionais ao comer sementes de Chia.

Chia em Excesso Causa Problemas Gastrointestinais

As sementes de Chia podem causar desde a constipação e fezes endurecidas até diarréia, inchaço e excessivo gás intestinal. Esses problemas gastros podem afetar seu corpo, mas felizmente há uma maneira de comer sementes de Chia que podem ajudá-lo a evitar qualquer dor de estômago.

Baixa a Pressão Arterial

Por causa da alta fonte de ácidos graxos ômega-3 das sementes de Chia, elas podem causar o afinamento do sangue. Também pode causar uma redução drástica da pressão arterial se você já lidar com esse problema de saúde.

ATENÇÃO: Alertamos a todos que este site é meramente ilustrativo, ou seja, ele não substitui um especialista, por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento caseiro, seja este ou qualquer outro, que você procure primeiramente um profissional especializado, para que ele possa indicar o melhor tipo de tratamento para a sua condição.

E ai, Você gostou de ter conhecido os Efeitos Colaterais da Chia que Quase Ninguém Conhece? Se sim, compartilhe este artigo agora mesmo para que mais pessoas possam conhecer este conteúdo e serem beneficiadas. Até o próximo artigo.

Recomendados Para Você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui