Os Benefícios do Leite que Você não Conhece

Os Benefícios do Leite Para Saúde são variados e importantes para o correto funcionamento do corpo, pois o Leite e rica em muitos nutrientes e possui muitas vitaminas e nutrientes. Nos últimos anos, com o boom das opções alternativas e livres de produtos lácteos, o leite ganhou uma reputação um tanto manchada. Mas, na realidade, o leite é embalado com nutrientes que podem impulsionar sua nutrição e saúde em geral.

“Beber leite é uma ótima maneira de atender às necessidades de nove nutrientes essenciais, incluindo: fósforo, B12, cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina D , riboflavina, niacina e proteína”, diz Melissa Majumdar, MS, RD, CSOWM, LDN , dietista registrada e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. “A maioria dos leites não lácteos contém apenas 2-4 nutrientes e geralmente não contém proteína; eles também podem ter adicionado açúcares se adoçados.

Os Benefícios do Leite que Você não Conhece

O leite, por outro lado, tem um equilíbrio natural de proteína, carboidratos e gordura (em leites com baixo teor de gordura) ”. Entre o leite de soja, o leite de coco e o mais recente leite alternativo para entrar em cena, o leite de aveia, parece que o leite de vaca está sendo eliminado, mas não se deixe enganar. Beber leite pode ser bom para sua saúde – especialmente para mulheres.

Leite é Embalado com Nutrientes

O perfil nutricional do leite é impressionante. Afinal, ele é projetado para nutrir completamente os animais recém-nascidos. Apenas um copo (244 gramas) de leite de vaca integral contém:

  • Calorias: 146
  • Proteína: 8 gramas
  • Gordura: 8 gramas
  • Cálcio: 28% da RDA
  • Vitamina D: 24% da RDA
  • Riboflavina (B2): 26% da RDA
  • Vitamina B12: 18% da RDA
  • Potássio: 10% da RDA
  • Fósforo: 22% da RDA
  • Selênio: 13% do RDA

O leite é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo “nutrientes preocupantes”, que são sub-consumidos por muitas populações. Fornece potássio, B12, cálcio e vitamina D, que faltam em muitas dietas. O leite também é uma boa fonte de vitamina A, magnésio, zinco e tiamina (B1).

Além disso, é uma excelente fonte de proteína e contém centenas de diferentes ácidos graxos, incluindo ácido linoléico conjugado. O ácido linoléico conjugado e os ácidos graxos ômega-3 estão associados a muitos benefícios à saúde, incluindo um risco reduzido de diabetes e doenças cardíacas.

O conteúdo nutricional do leite varia, dependendo de fatores como o conteúdo de gordura e a dieta e tratamento da vaca de que veio. Por exemplo, leite de vacas que comem principalmente grama contém quantidades significativamente maiores de ácido linoléico conjugado e ácidos graxos ômega-3.

Além disso, o leite de vaca orgânico e alimentado com capim contém maiores quantidades de antioxidantes benéficos, como a vitamina E e o beta-caroteno, que ajudam a reduzir a inflamação e combater o estresse oxidativo.

É uma Boa Fonte de Proteína de Qualidade

O leite é uma rica fonte de proteína, com apenas uma xícara contendo 8 gramas. A proteína é necessária para muitas funções vitais do seu corpo, incluindo crescimento e desenvolvimento, reparação celular e regulação do sistema imunológico. O leite é considerado uma “proteína completa”, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais necessários para o seu corpo funcionar em um nível ideal.

Existem dois tipos principais de proteínas encontradas no leite – caseína e proteína do soro do leite. Ambos são considerados proteínas de alta qualidade. A caseína é a maior parte da proteína encontrada no leite de vaca, compreendendo 70-80% do conteúdo total de proteína. O soro representa cerca de 20%.

A proteína do soro contém os aminoácidos de cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina, todos associados a benefícios para a saúde. Os aminoácidos de cadeia ramificada podem ser particularmente úteis na construção muscular, prevenindo a perda muscular e fornecendo combustível durante o exercício.

Beber leite está associado a um menor risco de perda muscular relacionada à idade em vários estudos. De fato, o maior consumo de leite e produtos lácteos tem sido associado à maior massa muscular de todo o corpo e melhor desempenho físico em idosos.

Leite também foi mostrado para aumentar a reparação muscular em atletas. De fato, vários estudos demonstraram que beber leite após um treino pode diminuir o dano muscular, promover a reparação muscular, aumentar a força e até mesmo diminuir a dor muscular. Além disso, é uma alternativa natural às bebidas de proteína altamente processadas comercializadas para a recuperação pós-treino.

Leite Benefícios Saúde Óssea

Beber leite tem sido associado com ossos saudáveis. Isto deve-se à sua poderosa combinação de nutrientes, incluindo cálcio, fósforo, potássio, proteína e (em leite de vaca integralmente alimentado com gordura) a vitamina K2. Todos esses nutrientes são essenciais para manter ossos fortes e saudáveis .

Aproximadamente 99% do cálcio do seu corpo é armazenado em seus ossos e dentes. O leite é uma excelente fonte de nutrientes de que o corpo depende para absorver adequadamente o cálcio, incluindo a vitamina D, a vitamina K, o fósforo e o magnésio. Adicionar leite e produtos lácteos à sua dieta pode prevenir doenças ósseas como a osteoporose .

Estudos associaram leite e laticínios a um menor risco de osteoporose e fraturas, especialmente em adultos mais velhos.

Além disso, o leite é uma boa fonte de proteína, um nutriente essencial para a saúde dos ossos. De facto, a proteína representa cerca de 50% do volume ósseo e cerca de um terço da massa óssea. Evidências sugerem que comer mais proteína pode proteger contra a perda óssea, especialmente em mulheres que não consomem cálcio dietético suficiente.

Ajuda a Evitar Ganho de Peso

Vários estudos associaram a ingestão de leite a um menor risco de obesidade. Curiosamente, esse benefício só foi associado ao leite integral. Um estudo em 145 crianças latinas de três anos descobriu que o maior consumo de gordura no leite estava associado a um menor risco de obesidade infantil.

Outro estudo, incluindo mais de 18.000 mulheres de meia-idade e idosas, mostrou que a ingestão de produtos lácteos com alto teor de gordura estava associada a um menor ganho de peso e a um menor risco de obesidade. O leite contém uma variedade de componentes que podem contribuir para a perda de peso e prevenir o ganho de peso.

Por exemplo, seu conteúdo de alta proteína ajuda você a se sentir satisfeito por um longo período de tempo, o que pode impedir o consumo excessivo. Além disso, o ácido linoléico conjugado no leite tem sido estudado por sua capacidade de aumentar a perda de peso promovendo a degradação da gordura e inibindo a produção de gordura.

Além disso, muitos estudos associaram dietas ricas em cálcio com menor risco de obesidade. Evidências sugerem que pessoas com uma maior ingestão de cálcio na dieta têm um risco menor de estarem acima do peso ou serem obesas. Estudos mostraram que altos níveis de cálcio na dieta promovem a degradação da gordura e inibem a absorção de gordura no corpo.

Leite é um Ingrediente Versátil

O leite é uma bebida nutritiva que proporciona vários benefícios para a saúde. Além disso, é um ingrediente versátil que pode ser facilmente adicionado à sua dieta. Além de beber leite, tente estas idéias para incorporá-lo em sua rotina diária:

  • Smoothies: Faz uma excelente base de alta proteína para smoothies saudáveis. Tente combiná-lo com verduras e uma pequena quantidade de frutas para um lanche nutritivo.
  • Farinha de aveia: fornece uma alternativa saborosa e nutritiva à água ao preparar sua aveia matinal ou cereal quente.
  • Café: Adicionando-o ao seu café da manhã ou chá vai dar a sua bebida um impulso de nutrientes benéficos.
  • Sopas: Tente adicioná-lo à sua receita de sopa favorita para adicionar sabor e nutrição.

Se você não é fã de leite, existem outros produtos lácteos que têm perfis de nutrientes semelhantes. Por exemplo, iogurte sem açúcar feito de leite contém a mesma quantidade de proteína, cálcio e fósforo. Iogurte é uma alternativa saudável e versátil para mergulhos processados ​​e coberturas.

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