Principais Causas da Anemia

Hoje vamos lhe mostrar as Principais Causas da Anemia, a anemia é uma condição na qual você não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio adequado aos tecidos do corpo. Ter anemia pode fazer com que você se sinta cansado e fraco. Existem muitas formas de anemia, cada uma com sua própria causa. A anemia pode ser temporária ou de longo prazo, e pode variar de leve a grave.

Consulte o seu médico se suspeitar que tem anemia, porque pode ser um sinal de aviso de doença grave. Tratamentos para anemia variam de tomar suplementos para submetidos a procedimentos médicos. Você pode evitar alguns tipos de anemia comendo uma dieta saudável e variada. Anemia ocorre quando o sangue não tem glóbulos vermelhos suficientes. Isso pode acontecer se:

 

Principais Causas da Anemia

  • Seu corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes.
  • O sangramento faz com que você perca glóbulos vermelhos mais rapidamente do que eles podem ser substituídos.
  • Seu corpo destrói glóbulos vermelhos.

O que os Glóbulos Vermelhos Fazem

Seu corpo faz três tipos de células do sangue – glóbulos brancos para combater infecções, plaquetas para ajudar seu coágulo de sangue e glóbulos vermelhos a transportar oxigênio por todo o corpo. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina – uma proteína rica em ferro que dá sangue a sua cor vermelha. A hemoglobina permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio dos pulmões para todas as partes do corpo e transportem dióxido de carbono de outras partes do corpo para os pulmões, de modo a poderem ser exalados.

Causas da Anemia

Anemia Ferropriva

Este é o tipo mais comum de anemia em todo o mundo. A anemia por deficiência de ferro é causada por uma falta de ferro no organismo. Sua medula óssea precisa de ferro para produzir hemoglobina. Sem ferro adequado, seu corpo não pode produzir hemoglobina suficiente para os glóbulos vermelhos.

Sem suplementação de ferro, esse tipo de anemia ocorre em muitas mulheres grávidas. Também é causada por perda de sangue, como por causa de sangramento menstrual intenso, úlcera, câncer e uso regular de analgésicos vendidos sem prescrição médica, especialmente aspirina.

Anemia por Deficiência de Vitamina

Além de ferro, seu corpo precisa de folato e vitamina B-12 para produzir glóbulos vermelhos saudáveis suficientes. Uma dieta sem esses e outros nutrientes essenciais pode causar diminuição da produção de glóbulos vermelhos. Além disso, algumas pessoas podem consumir bastante B-12, mas seus corpos não são capazes de processar a vitamina. Isso pode levar à anemia por deficiência de vitamina, também conhecida como anemia perniciosa.

Anemia de Doença Crônica

Certas doenças – como câncer, HIV / AIDS, artrite reumatóide, doença renal, doença de Crohn e outras doenças inflamatórias crônicas – podem interferir na produção de glóbulos vermelhos.

Anemia Aplástica

Esta anemia rara, com risco de vida, ocorre quando o organismo não produz glóbulos vermelhos suficientes. Causas de anemia aplástica incluem infecções, certos medicamentos, doenças auto-imunes e exposição a produtos químicos tóxicos.

Anemias Associadas à Doença da Medula Óssea

Uma variedade de doenças, como leucemia e mielofibrose, pode causar anemia, afetando a produção de sangue na medula óssea. Os efeitos desses tipos de câncer e distúrbios semelhantes ao câncer variam de leves a ameaçadores à vida.

Anemias Hemolíticas

Este grupo de anemias se desenvolve quando os glóbulos vermelhos são destruídos mais rapidamente do que a medula óssea pode substituí-los. Certas doenças do sangue aumentam a destruição dos glóbulos vermelhos. Você pode herdar uma anemia hemolítica ou desenvolvê-la mais tarde na vida.

Anemia Falciforme

Esta condição hereditária e por vezes grave é uma anemia hemolítica hereditária. É causada por uma forma defeituosa de hemoglobina que força os glóbulos vermelhos a assumirem uma forma crescente anormal (foice). Essas células sanguíneas irregulares morrem prematuramente, resultando em uma escassez crônica de glóbulos vermelhos.

Outras Anemias

Existem várias outras formas de anemia, como talassemia e anemia malárica.

Fatores de Risco

Esses fatores colocam você em risco aumentado de anemia:

Uma Dieta Carente de Certas Vitaminas:

Ter uma dieta que é consistentemente baixa em ferro, vitamina B12 e folato aumenta o risco de anemia.

Distúrbios Intestinais:

Ter um distúrbio intestinal que afeta a absorção de nutrientes no intestino delgado – como a doença de Crohn e a doença celíaca – coloca você em risco de anemia.

Menstruação:

Em geral, mulheres que não experimentaram a menopausa têm um risco maior de anemia por deficiência de ferro do que homens e mulheres na pós-menopausa. Isso porque a menstruação causa a perda de glóbulos vermelhos.

Gravidez:

Se você está grávida e não está tomando um multivitamínico com ácido fólico, tem um risco maior de anemia.

Condições Crônicas:

Se você tem câncer, insuficiência renal ou outra condição crônica, pode estar em risco de anemia de doença crônica. Estas condições podem levar a uma falta de glóbulos vermelhos. A perda lenta e crônica de sangue de uma úlcera ou outra fonte dentro de seu corpo pode esgotar o estoque de ferro do seu corpo, levando à anemia por deficiência de ferro.

História de Família:

Se sua família tem uma história de anemia hereditária, como anemia falciforme, você também pode estar sob maior risco da doença.

Outros fatores:

Uma história de certas infecções, doenças do sangue e doenças auto-imunes, alcoolismo, exposição a produtos químicos tóxicos e o uso de alguns medicamentos podem afetar a produção de glóbulos vermelhos e levar à anemia.

Era:

Pessoas com mais de 65 anos correm maior risco de anemia.

Recomendados Para Você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui